domingo, 17 de julho de 2011

Holi


 Holi ou Festival das Cores é um festival da religião Hindu realizado na Índia, todos os anos entre fevereiro e março, que comemora a chegada da Primavera no Hemisfério Norte. Neste dia, as pessoas atiram tintas das mais diversas cores umas às outras, com muita bebida, comida e música. Essa brincadeira começa quando crianças atiram as tintas aos pais e irmãos sendo que, no final, todos estão completamente pintados.
Os historiadores contam que o Holi antecende em muitos séculos o nascimento de Cristo e são muitas as lendas que explicam o seu aparecimento, em geral remetendo ao  Hiranyakasipu que era o grande rei dos demônios, e ele havia sido concedido um benefício pela Brahma , que tornou quase impossível para ele ser morto. O benefício foi devido à sua longa penitência, depois que ele havia exigido que ele não fosse morto "durante o dia ou noite; dentro de casa ou fora, não na terra ou no céu, nem por um homem nem um animal, nem por astra nem por shastra ". Por isso, ele tornara-se arrogante e atacou os Céus e a Terra. Ele exigiu que as pessoas parassem de adorar deuses e começar a elogiá-lo.
 Apesar disso, o próprio filho de Hiranyakasipu, Prahlada , era um devoto do Senhor Vishnu . Apesar de várias ameaças de Hiranyakasipu, Prahlada continuava oferecendo orações ao Senhor Vishnu. Ele foi envenenado, mas o veneno se voltou para o néctar em sua boca. Ele foi condenado a ser pisoteado por elefantes ainda permaneceu ileso. Ele foi colocado em uma sala com fome, cobras venenosas e sobreviveu. Todas as tentativas de Hiranyakasipu para matar seu filho falhou. Por fim, ele ordenou Prahlada jovens a se sentar em uma pira no colo de sua irmã demoness, Holika , que não podia morrer, porque ela também tinha a vantagem que impediria o fogo da queima ela. Prahlada prontamente aceito ordens de seu pai, e orou ao Vishnu para mantê-lo seguro. Quando o fogo começou, todos com espanto, que Holika queimados até a morte, enquanto que sobreviveram ilesos Prahlada, a queima de Holika é celebrada como Holi.
Mais tarde, o Senhor Vishnu veio na forma de um Narasimha (que é metade homem e metade-leão) e matou Hiranyakasipu ao entardecer (que não era nem de dia nem de noite), nos degraus do alpendre de sua casa (que não foi nem dentro do casa nem fora), restringindo-o no colo dele (que não é nem no céu nem na terra) e atacando-o com suas garras (que não são nem astra nem shastra).
 Em Vrindavan e Mathura , onde o Senhor Krishna cresceu, o festival é comemorado por 16 dias (até Rangpanchmi), em comemoração do amor divino de Radha por Krishna. Senhor Krishna Acredita-se que popularizou o festival jogando pranks sobre o gopis aqui. Krishna é acreditado para ter queixou-se a sua mãe sobre o contraste entre sua pele a pele escura e (Radha Shakti ou a energia que impulsiona o mundo) tez da pele justo. Mãe de Krishna decidiu aplicar cor a cara de Radha. 
As celebrações oficialmente inaugurar na Primavera, a estação do amor comemorou.Não há história alternativa detalhando a origem do Holi. Esta história é sobre Kamadeva , um deus do amor. Kama corpo foi destruído quando ele disparou sua arma para Shiva , a fim de atrapalhar a sua meditação e ajudar Parvati se casar com Shiva. Shiva abriu seu terceiro olho, o olhar de que era tão poderosa que o corpo de Kama foi reduzida a cinzas. Por causa da esposa de Kama Rati (paixão), Shiva restaurou-o, mas apenas como uma imagem mental, o que representa o verdadeiro estado emocional e espiritual de amor ao invés de luxúria física. A fogueira Holi é acreditado para ser celebrada em comemoração deste evento.
Embora tenha havido referências a um festival como este em textos sânscritos como Ratnavali onde as pessoas pulverizado águas coloridas usando seringas de bambu, a origem do moderno Holi festival tem sido atribuído à antiga Bengal . Foi um Gaudiya Vaishnav festival, de acordo com Vaishnaviya Tantra. As pessoas iam para Krishna templos, aplicada a cor vermelha para o ícone e depois distribuído o pó de cor vermelha ou Abir juntamente com malpua prasad à família e aos amigos. Vermelho significava a cor da paixão e do Senhor Krishna é o rei dos desejos. O ritual significava que todos os nossos desejos devem ser desviadas para a realização de Krishna e para o bem estar da sociedade.Em algumas culturas, porém, o ritual da queima de madeira e folhas na noite de lua cheia já existia. Este ritual foi para significar o fim do inverno e chegada cheia de primavera . Madeira velha e as folhas que caíram foram queimados para significar que é hora de folhas novas e mais tarde flowers.People manchado seu corpo com cinzas. Mais tarde, porém, a história de Holika Dahan tem sido associada com este ritual.
  Certamente existem rituais perene ligado a Holi: o primeiro é manchas de pó colorido uns sobre os outros, e jogando água colorida e perfumada em cada vez.
 Um dos meus maiores sonhos é visitar a India e participar da celebração de Holi, só de olhar as gravuras e ver os vídeos dá vontade de largar tudo e ir imediatamentepara India :) Você já participou do festival de Holi?
Aqui tem um vídeo de um filme O Motim, onde as pessoas estão celebrando holi, a legenda está em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário