segunda-feira, 25 de julho de 2011

Hinduísmo

 O hinduísmo é uma tradição religiosa que se originou no subcontinente indiano. Frequentemente é chamado de Sanātana Dharma (सनातन धर्म) por seus praticantes, frase em sânscrito que significa "a eterna (perpétua) dharma (lei)"
 Num sentido mais abrangente, o hinduísmo engloba o bramanismo, a crença na "Alma Universal", Brâman; num sentido mais específico, o termo se refere ao mundo cultural e religioso, ordenado por castas, da Índia pós-budista. Entre as suas raízes está a religião védica da Idade do Ferro na Índia e, como tal, o hinduísmo é citado frequentemente como a "religião mais antiga", a "mais antiga tradição viva" ou a "mais antiga das principais tradições existentes". 
 O vasto corpo de escrituras do hinduísmo se divide em shruti ("revelado") e smriti ("lembrado"). Estas escrituras discutem a teologia, filosofia e a mitologia hinduísta, e fornecem informações sobre a prática do dharma (vida religiosa). Os hindus acreditam num espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas, representado por divindades individuais. O hinduísmo é centrado sobre uma variedade de práticas que são vistos como meios de ajudar o indivíduo a experimentar a divindade que está em todas as partes, e realizar a verdadeira natureza de seu Ser. Os hisduístas também acreditam em karma
A teologia hinduísta se fundamenta no culto aos avatares (manifestações corporais) da divindade suprema, Brâman. Particular destaque é dado à Trimurti - uma trindade constituída por BrahmaShivaVishnu. Tradicionalmente o culto direto aos membros da Trimurti é relativamente raro - em vez disso, costumam-se cultuar avatares mais específicos e mais próximos da realidade cultural e psicológica dos praticantes, como por exemplo Krishna, avatar de Vishnu e personagem central do Bagavadguitá.
 Como outras religiões orientais, o hinduísmo não é facilmente definido por padrões ocidentais. É uma religião sem fundador, sem código de fé ou fonte de autoridade. Os hinduístas não fazem separação entre religião e outros aspectos da vida. Para o hindu, Deus está em todas as coisas. 
Lembrando que não estou me referindo aos adeptos do hinduísmo, estou somente resumindo a RELIGIÃO, não moro na Índia, infelizmente ainda nem a visitei, nem aind tive a oportunidade de conhecer um hinduísta, mas respeito todas as religiões, eu tenho minhas crenças mas não me dá o direito de julgar a religião do próximo, como uma eterna curiosa sobre a Índia, me interessa bastante também conhecer as religiões que existem neste país fascinante, eu já ouvi pessoas dizerem que a Índia é um país ritualista, não espiritualizado, e fiquei ponderando sobre isso, então que vocês aproveitem o texto para conhecer um pouco mais sobre essa religião interessante que é o hinduísmo.
 Se quiser saber mais sobre o hinduísmo aqui vai uma dica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hindu%C3%ADsmo
 Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário