domingo, 31 de julho de 2011

Tanu weds manu

 Tanu Weds Manu é um filme de 2011 uma comédia romântica dirigida por Anand L. Rai, e produzido por Shailesh R Singh. É estrelado por R. Madhavan , Kangana Ranaut e Jimmy Shergill nos papéis principais.
Sharma 'Manu' Manoj ( R. Madhavan ) é um médico NRI em Londres. Ele volta para a Índia sobre a pressão da família para encontrar uma noiva . Ele começa a reunião de algumas meninas com seus pais e seu amigo Pappi ( Deepak Dobriyal ).  
 O primeiro na fila para ser atendido é "Tanu" Tanuja Trivedi ( Kangna Ranaut ). No momento da reunião, os pais afirmam que ela está doente, e tomou os comprimidos que fizeram dela sonolento. Enquanto fala Manu com ela, ele descobre que ela está dormindo, não assim, ouvi-lo em tudo. Ao vê-la, ele se apaixona por ela, e diz aos pais que ele está disposto a se casar com ela.  
 Durante uma viagem juntos, Tanu leva-lo longe de seus familiares, e diz que ela tinha tomado intencionalmente cinco comprimidos para dormir, portanto, tentando ser rejeitada por ele. Ela diz a ele em uma linguagem mais vulgar que ela ama outra pessoa, e que ela tem seu nome tatuado em seus seios. Ela também foi visto fumando. Ela exige que Manu rejeita-la. Manu considera as probabilidades, e embora ele a ama, ele pede ao seu pai para anunciar que ele não pode casar com ela. Semanas passam, e Manu vê garotas diferentes, mas não podia esquecer Tanu... E o resto só assistindo gente :) 

Podi


Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: 30 minutos

Ingredientes

1 xícara (chá) de amendoim torrado com casca
1 colher (sopa) de coco seco ralado
Pedacinhos de tamarindo seco a gosto
1 colher (chá) de cominho moído ou as sementes inteiras (mais, se desejar)
Pimenta vermelha seca a gosto
Folhas de curry (opcional)
Sal a gosto

Modo de Preparo

Numa frigideira, aqueça levemente todos os ingredientes. Triture tudo e guarde em vasilhame hermeticamente fechado.

Fonte: http://www.receitasdecomidas.com.br/podi.html

Vagões exclusivos para mulheres

 Na Índia, para evitar que homens tirem proveito de vagões lotados para bolinar as passageiras do sexo feminino, criaram-se vagões exclusivos para mulheres. Como por lá tudo é sempre muito lotado e esses vagões exclusivos nem tanto, alguns homens transgridem as regras e pegam carona nesses vagões… Porem todos pagam o ônus da passagem, que consiste em muitos tapas na cara desferido pelas passageiras e pela polícia.


E-mail.

 Pessoal, eu criei um e-mail somente para podermos nos comunicar-mos, então se vocês tiverem alguma sugestão de tópico, alguma crítica ou simplesmente quiserem contar sua relação com a Índia por favor enviem um e-mail para : conexaoindia@yahoo.com.br

Curiosidades

 Tradicionalmente, os indianos costumam comer usando a mão direita literalmente, isto é sem nenhum talher; Deve se comer usando somente a mão direita, visto que a mão esquerda é usada para propósitos higiênicos e portanto considerada impura. Porém, é aceitável passar pratos ou vasilhas com a mão esquerda;
Tocar a comida em um prato comum, ou seja que vai ser divido para todos, pode causar que os outros evitem comê-lo;
Lavar as mãos antes e depois das refeições é muito importante. Em algumas casas hindus, eles esperam que você lave sua boca também;
Para alguns hindus, é um insulto um visitante agradecer pela comida após ter terminado de comer, visto que eles dizem que dizer obrigado é considerado uma forma de pagamento.
Se você está bebendo água ou outra bebida num copo ou outro container que será usado por outros, nunca toque o copo ou container com seus lábios. Segure o copo um pouco acima da boca e então entorne aos poucos dentro da boca sem tocar o copo com a boca;
É muito comum entre os hindus utilizarem muitos cerimoniais em sua vida diária. Por exemplo, os brâmanes (casta alta) não comem nenhum tipo de carne, e derivados como ovos e outros.
Quando comem por engano ou fazem outras coisas que segundo eles os torna impuros, eles costumam fazer um ritual de purificação que, algumas vezes, consiste em beber urina de vaca (que eles dizem que é sagrada). Alguns rituais de purificação incluem cinco produtos da vaca, considerados sagrados para os hindus: leite, coalhada, gordura, urina e fezes.
Um antigo costume hindu, já fora de uso, dizia que para uma mulher devota, seu marido era literalmente um deus. Para agradar seu marido a esposa deveria de boa vontade fazer qualquer coisa. A principal razão para ela viver era servir seu marido e obedecer a risca todos os seus desejos. Uma esposa era para comer somente após seu marido ter terminado e comer então no prato sujo de seu marido.
 
Fonte: http://ocantinhodoselvagem.blogspot.com/2008/03/curiosidade-alimentao-da-india.html

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Índia e Paquistão prometem “nova era” nas relações entre os dois países

 "No decurso das conversações, o ministro dos Negócios Estrangeiros indiano, S.M.Krishna e a sua homóloga paquistanesa, Hina Rabbani Khar, anunciaram uma posição comum sobre o combate ao terrorismo. Concordaram também em incentivar o comércio e as deslocações entre transfronteiriças, como primeiro passo para aumentar a confiança e reduzir as tensões na região.
“Esta é de facto uma nova era de cooperação bilateral entre os dois países” disse Rabanni Khar, que acumula as distinções de ser simultaneamente a mais jovem e a primeira mulher a desempenhar o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros no Paquistão. “Acredito que os dois Governos estão determinados em este se torne num processo contínuo e indestrutível” disse. Falando em nome da Índia, S.M Krishna concordou que as conversações são o único caminho desejável: ” Reafirmámos o nosso empenhamento em resolver todos os assuntos pendentes através de um dialogo abrangente, sério e contínuo”, disse “embora estejamos cientes dos desafios que temos por diante, posso dizer, com confiança, que as nossas relações estão no caminho certo” , acrescentou. Construir pontes
A reunião de hoje destinou-se a construir pontes, tendo os protagonistas evitado, cuidadosamente, enredar-se em assuntos contenciosos, como a divisão de Caxemira. Por este motivo, grande parte dos analistas internacionais reagiram com cautela ao tom otimista dos dois ministros, salientando que, por enquanto se trata de meras declarações de boas intenções e que nenhum dos dois países anunciou medidas concretas para normalizar as relações como, por exemplo, retirar tropas das suas fronteiras comuns fortemente militarizadas. Desde que obtiveram a independência, em 1947, a Índia e o Paquistão travaram três guerras em grande escala, duas delas por causa de Caxemira, a região dos Himalaias que cada um dos países reclama como sua. "Terrorismo é ameaça à paz" O terrorismo também tem sido motivo de tensão, com as indianos a acusarem os serviços secretos paquistaneses de fomentarem atentados na Índia como o ataque ocorrido em Novembro de 2008 que provocou a morte a 166 pessoas em Bombaim.O tema foi aliás abordado na reunião de hoje: “Concordámos que o terrorismo coloca uma ameaça contínua à paz e à segurança e reiteramos o empenhamento firme e sem reservas de ambos os países em combater e eliminar este flagelo sobre todas as suas formas”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros indiano no final do encontro. “Concordámos também em fortalecer a cooperação no campo do contra terrorismo para levar os responsáveis por atos terroristas perante a justiça”.

 
Fonte:  http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=India-e-Paquistao-prometem-%93nova-era%94-nas-relacoes-entre-os-dois-paises.rtp&article=465019&layout=10&visual=3&tm=7

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Rang Badalti Odhani

Rang Badalti Odhani é uma novela indiana que atualmente vai ao ar na Star One toda segunda-feira a sábado às 22:00. O espetáculo estreou em 05 de abril de 2010. Embora os episódios iniciais da série fez bastante mal, o show está ganhando popularidade.Situado na aldeia de Dhulwadi em Bhuj, Gujarat, a história se desenrola com os planos de casamento do Khanak bubbly com sua paixão da  infância Suraj, que trabalha na nova fábrica que está para chegar na aldeia.
Shantanu, filho do proprietário da fábrica Sr. Khandelwal, um mimado jovem é enviado para Dhulwadi para inauguração da fábrica contra a sua vontade, no meio de seus próprios preparativos para seu casamento com a namorada Natasha. Porém um acidente fatal acontece com Suraj por causa de Shantanu e a partir daí a vida de todos muda.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Taare Zameen Par

 Taare Zameen Par (Hindi : तारे ज़मीन पर / Inglês:Like Stars on Earth/ br:Somos Todos Diferentes/Como Estrelas na Terra) é um filme indiano de 2007. Aamir Khan além de dirigir, atua no papel do professor Nikumbh. A estréia do filme nos cinemas foi em 21 de dezembro de 2007 e foi lançado em DVD em 2008 na Índia como Taare Zameen Par e em 2010 seus direitos foram comprados pela Walt Disney Home Entertainment para ser distribuído comercialmente no Reino Unido, Estados Unidos e Austrália, como Like Stars on Earth.
 Ishaan é um garoto de oito anos que não possui muitos amigos. Vive com sua família em um conjunto na Índia. Ishaan apresenta muitas dificuldades na escola, tendo sido reprovado no ano anterior. Já seu irmão é o melhor da classe,tendo sucesso nos esportes também. Após uma reunião com os professores de Ishaan, que informam aos pais que o menino não apresenta avanços na escola, eles decidem enviar o garoto a um colégio interno para que seja disciplinado e consiga êxito nos estudos. Após um período em que se torna cada vez mais triste e solitário, sofrendo severas punições dos professores, Ishaan conhece o professor Nikumbh, que além do trabalho no colégio, leciona também em um colégio para crianças com necessidades educacionais especiais. É com o trabalho realizado pelo professor Nikumbh com os outros professores e com a família de Ishaan que o garoto começa a compreender o mundo da leitura e da escrita e vê sua infância tomar um rumo diferente.
Um filme tocante que merece ser assistido. 

Provoked

 "Provoked, produção inglesa com pé na Índia, é uma história que infelizmente acontece diariamente em todo o mundo. Não é de se espantar que seja baseado numa história real. Kiranjit (a bela Aishwarya Raí) saiu da Índia para se casar com Deepak (Naveen Andrews), não demora muito para que os primeiros atritos aconteçam: é a roupa ocidental, uma dança com o amigo... Foram 10 anos numa rotina de agressões, traições, submissão e estupros. Desesperada, Kiranjit ateia fogo no marido, que acaba morrendo no hospital.O filme começa exatamente com Deepak pegando fogo e a prisão de uma desorientada e confusa Kiranjit. As agressões vêm em flashbacks, mas não é preciso fazer esforço pra saber o que ela sofreu. Durante toda a primeira metade do filme, Kiranjit quase não tem voz, conseqüência da violência que sofreu e o trauma de ser separada dos dois filhos. Tudo piora com um injusto julgamento que a condena para o resto da vida. Paralelamente, um grupo de Defesa da Mulher acompanha o caso e decide intervir e apelar por um novo julgamento. Ironicamente, é na prisão que Kiranjit encontra a liberdade. Ao lado da companheira de cela Verônica (Miranda Richardson), ela aprende a se impor e deixar a vergonha para trás. Em momento algum o filme absolve Kiranjit de ter matado seu marido, apenas abraça as inúmeras mulheres que sofrem com a violência de homens que juraram amor eterno. Já no final, Kiranjit diz que são as mães quem criam seus filhos, então cabe a elas ensinar o respeito às mulheres. A mãe de Deepak testemunhou os ataques do filho, mas em julgamento, desmentiu as acusações da nora.Apesar da história forte, Provoked é um filme mediano. Assemelha-se muito aos filmes feitos para a televisão. Alguns diálogos são artificiais, há redundância em certas cenas e sempre foca os grandes olhos verdes de Aishwarya  contudo vale assistir. Seja por ser um relato inspirador, seja para nos lembrar que alguém próximo pode estar sofrendo as mesmas coisas."
Fonte: http://indiagestao.blogspot.com/2007/12/provoked-filme.html

Pinjar

Pinjar é um 2003 filme sobre problemas Hindu - muçulmanos durante o tempo em torno da divisão da Índia . O filme é baseado em um romance Punjabi pelo mesmo nome, escrito por Amrita Pritam.Pinjar conta a história de Puro, uma jovem de origem hindu, encontrando-se viver uma vida encantadora - em um período circulando o tempo da partição de 1947 - com sua família. Tudo está bem para Puro, que encontra-se noiva de um rico, homem doce jovem, Ramchand, de uma família promissora semelhante ao seu próprio fundo. Sua família vive em Amritsar , mas as viagens para a aldeia ancestral da Chattovani para procurar noivos em potencial. Eles finalmente se envolver Puro para Ramchand de Rattoval, uma aldeia perto Chattovani. Embora sua vida parece ser bem-traçado, a bem-aventurança Puro é quebrada um dia como uma viagem de lazer nas áreas além de sua casa com Rajjo (sua irmã mais nova) se transforma traumática, ela é seqüestrada por um misterioso homem muçulmano, que acaba por ser Rashid..
A Família Rashid tem uma disputa familiar com a família ancestral de Puro... O resto só assistindo pra saber gente :) 

Islamismo

 Islã é a segunda religião mais praticada-na República da Índia , após o hinduísmo , com mais de 13,4% da população do país (mais de 138 milhões de acordo com censo de 2001). 
Islam veio para com os comerciantes árabes e recém-islamização comerciantes na Costa do Malabar , no século 7. Islam chegou no norte da Índia no século 12 e desde então se tornou uma parte rica da Índia património religioso e cultural .  Ao longo dos anos, tem havido a integração significativa de culturas hindu e muçulmana na Índia e os Os muçulmanos têm desempenhado um papel proeminente na ascensão econômica da Índia e da influência cultural.
 Matéria de competência envolvendo muçulmanos na Índia relacionados a casamento, herança e Wakf propriedades são regidos pela Lei muçulmana pessoais , e os tribunais têm decidido que a Sharia , ou lei muçulmana, tem precedência para os muçulmanos indianos sobre direito civil em tais assuntos. 
 Segundo dados estatísticos, o Islamismo é a religião que mais rapidamente ganha adeptos na atualidade. A origem do Islamismo é remontada ao século VII d. C. com as revelações de Alá ao profeta Maomé. A religião reconhece Alá como seu único deus, assim como reconhece em Maomé o legítimo profeta de seu deus. Os textos sagrados islâmicos são: o Alcorão, obra que contém as revelações de Alá a Maomé; o Hadith, contendo os pensamentos e as ações de Maomé; o Sunnah, conjunto de regras de conduta a ser seguido pelos islâmicos. Duas vertentes são reconhecidas no Islamismo: os sunitas (o maior e mais ortodoxo grupo islâmico, constituindo maioria religiosa em países como o Iêmen e a Arábia Saudita, entre muitos outros) reconhecem a sucessão de Maomé por Abu Bakr e pelos três califas que o seguiram; os xiitas reconhecem a sucessão de Maomé por Ali, seu sobrinho. Os símbolos mais importantes para os islâmicos são a família e a mesquita, os elementos centrais da vida dos seguidores do Islamismo.
As práticas religiosas são fundamentais, como por exemplo as cinco preces diárias a Alá; há também o dever para com os necessitados de se oferecer uma parte dos bens; durante a data do Ramadan, entre o amanhecer e o entardecer, há a obrigação do jejum; todos os seguidores da religião, pelo menos uma vez em sua vida, devem realizar a peregrinação à cidade de Meca, simbolizando a própria peregrinação de Maomé à esta cidade.
 Sei que existe grande preconceito atualmente sobre essa religião, mas como disse anteriormente não estou aqui para julgar e é preciso dizer que em TODAS as religiões existem pessoas boas e más, sei que os atentados realizados por alguns seguidores desta religião, foram crueis, desumanos e até imperdoáveis mas lembrem-se que como já disse em toda a religião encontramos diferentes tipos de pessoas, não é porque uma pessoa é mulçumana que automaticamente ela é terrorista, não é porque sou brasileira que significa que ando pela rua semi-nua, não é por que uma pessoa é alemã que ela pode ser taxada como sem coração, não é porque uma pessoa vive em um país, segue uma religião ou tem seus costumes, que ela dever ser rotulada, pessoas são pessoas, cada uma com sua essência, com suas concepções, com sua fé e sua índole, então não julguem um ou outro por questões religiosas ou qualquer outro tipo... tenho amigos mulçumanos e são pessoas maravilhosas muito gentis e com um enorme respeito por Deus, e o que elas sempre me dizem: O evangelho e o amor de Deus é perfeito mas infelizmente as pessoas não são, pessoas más devem ser punidas por serem más, mas não condenemos uma nação inteira por essa pessoa má. Fica aí o recado! Não somos melhores ou piores que ninguém, simplesmente diferentes.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Hinduísmo

 O hinduísmo é uma tradição religiosa que se originou no subcontinente indiano. Frequentemente é chamado de Sanātana Dharma (सनातन धर्म) por seus praticantes, frase em sânscrito que significa "a eterna (perpétua) dharma (lei)"
 Num sentido mais abrangente, o hinduísmo engloba o bramanismo, a crença na "Alma Universal", Brâman; num sentido mais específico, o termo se refere ao mundo cultural e religioso, ordenado por castas, da Índia pós-budista. Entre as suas raízes está a religião védica da Idade do Ferro na Índia e, como tal, o hinduísmo é citado frequentemente como a "religião mais antiga", a "mais antiga tradição viva" ou a "mais antiga das principais tradições existentes". 
 O vasto corpo de escrituras do hinduísmo se divide em shruti ("revelado") e smriti ("lembrado"). Estas escrituras discutem a teologia, filosofia e a mitologia hinduísta, e fornecem informações sobre a prática do dharma (vida religiosa). Os hindus acreditam num espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas, representado por divindades individuais. O hinduísmo é centrado sobre uma variedade de práticas que são vistos como meios de ajudar o indivíduo a experimentar a divindade que está em todas as partes, e realizar a verdadeira natureza de seu Ser. Os hisduístas também acreditam em karma
A teologia hinduísta se fundamenta no culto aos avatares (manifestações corporais) da divindade suprema, Brâman. Particular destaque é dado à Trimurti - uma trindade constituída por BrahmaShivaVishnu. Tradicionalmente o culto direto aos membros da Trimurti é relativamente raro - em vez disso, costumam-se cultuar avatares mais específicos e mais próximos da realidade cultural e psicológica dos praticantes, como por exemplo Krishna, avatar de Vishnu e personagem central do Bagavadguitá.
 Como outras religiões orientais, o hinduísmo não é facilmente definido por padrões ocidentais. É uma religião sem fundador, sem código de fé ou fonte de autoridade. Os hinduístas não fazem separação entre religião e outros aspectos da vida. Para o hindu, Deus está em todas as coisas. 
Lembrando que não estou me referindo aos adeptos do hinduísmo, estou somente resumindo a RELIGIÃO, não moro na Índia, infelizmente ainda nem a visitei, nem aind tive a oportunidade de conhecer um hinduísta, mas respeito todas as religiões, eu tenho minhas crenças mas não me dá o direito de julgar a religião do próximo, como uma eterna curiosa sobre a Índia, me interessa bastante também conhecer as religiões que existem neste país fascinante, eu já ouvi pessoas dizerem que a Índia é um país ritualista, não espiritualizado, e fiquei ponderando sobre isso, então que vocês aproveitem o texto para conhecer um pouco mais sobre essa religião interessante que é o hinduísmo.
 Se quiser saber mais sobre o hinduísmo aqui vai uma dica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hindu%C3%ADsmo
 Fonte: Wikipédia.

domingo, 24 de julho de 2011

Chandni Bar

Chandni Bar (2001) é um filme dirigido por Madhur Bhandarkar . Ela retrata a vida do submundo de Mumbai , incluindo prostituição, bares de dança e crime arma. O filme é estrelado Tabu e Atul Kulkarni , em papéis principais. Também estrelas Ananya Khare , Minakshi Sahani e Vishal Thakkar. O filme foi um sucesso aclamado pela crítica e ganhou três prêmios de Cinema Nacional .Mumtaz é uma menina da aldeia, cuja família é mortao em tumultos comunais. Ela muda-se para Mumbai com seu tio, o único membro da família que ela tem agora. Eles são extremamente pobre e seu tio a convence a se tornar uma garota de bar em Bar Chandni. Dizendo ser meramente temporário, ele promete, só até que ele consiga um emprego. Mumtaz é uma menina tímida que detesta o trabalho, mas ela é  forçada a dançar e paquerar. No entanto, o tio não cumprir a sua promessa... e por aí vai, é um filme interessante, um drama sério, diferente da maioria dos filmes que encontramos em bollywood, vale a pena assistir :)

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Durga

 Durga (em sânscrito: दुर्गा, lit. "a inacessível"ou "a invencível"; em bengali: দুর্গা) também conhecida como Maa Durga ou Ma Durga (মা দুর্গা, "Mãe Durga") é, no hinduísmo, uma forma de Devi, a deusa suprema. Durga é considerada pelos hindus como a mãe de Ganesha, Kartikeya, assim como de Saraswati e Lakshmi. Ela é considerada a forma da esposa de Shiva, a deusa Parvati, como caçadora de demônios.
Durga é descrita como um aspecto guerreiro da Devi Parvati com 10 braços, que cavalga um leão ou um tigre, carrega armas e assume mudras, ou gestos simbólicos com a mão. Esta forma da Deusa é a encarnação do feminino e da energia criativa (Shakti).
A Grande Deusa Durga é dita ser requintadamente bela. Sua imagem é extremamente brilhante (devi), com três olhos como lótus, dez poderosas mãos, cabelos exuberantes com formosos anelados, um vermelho-dourado brilhante de sua pele e um quarto crescente em sua testa. Ela usa um brilhante traje azul marinho que emite raios. Seus ornamentos foram lindamente esculpidos em ouro, cravejados de pérolas e pedras preciosas. Cada deus também lhe deu a sua arma mais poderosa, o tridente de Rudra, o disco de Vishnu, o raio de Indra, kamandal de Brahma, gada de Kuber, etc. Himalaia presenteou-lhe com um feroz leão dourado. Sobre o fim do 8 º e início do 9 º dia de lua, Chanda e Munda vieram para lutar contra a deusa. Ela virou azul de raiva e a deusa Chamunda saltou para fora do seu terceiro olho. Esta forma é uma das mais poderosas, com 3 olhos vermelhos, preenchidos de sangue, língua e pele escura, que finalmente matou os demônios gêmeos com sua espada. Esta forma da divina deusa é adorada durante o sandhikshan do festival de Durga Puja, como sandhi / chandi puja. Finalmente no décimo dia da lua, a deusa Durgha matou Mahishasura com o seu tridente.
 A palavra Shakti, significa a força sagrada feminina, e Durga, reflete o aspecto guerreiro da deusa, encarnando um papel tradicionalmente masculino. Ela também é muito bela, e inicialmente Mahishasura tenta casar com ela! Outras versões incluem Annapurna e Karunamayi (karuna = bondade).
De acordo com a narrativa do Devi Mahatmya do Markandeya Purana, a forma de Durga foi criada como uma deusa guerreira para combater um demônio. O pai do demônio, Rambha, o rei dos demônios, se apaixonou por um búfalo, e Mahish Asur (o demônio Mahish) nasceu desta união. Ele é, portanto, capaz de mudar de forma de humano a búfalo de acordo com sua vontade (mahish significa "búfalo"). Através de intensa oração para Brahma, Mahishasur tinha a vantagem que ele não poderia ser derrotado por qualquer homem ou deus. Ele desencadeou um reinado de terror sobre a terra, céu e os mundos inferiores.
Uma vez que só uma mulher poderia matá-lo, a Santíssima Trindade Masculina desceu até o rio Ganges e rezou o mantra, "Om Namo Devaye", implorando a grande deusa Devi para salvar seu domínio da ruína. Eles foram abençoados com a sua compaixão quando a deusa Durga nasceu do rio.
Os 9 dias do Durga Puja é o maior festival anual de Bengal, comemorado também com grande fervor na outra extremidade da Índia, Gujarat, e partes da Índia Oriental, mas é comemorada em várias formas em todo o universo Hindu.
 O dia da vitória de Durga é comemorada como Vijaya Dashmi (Leste e Sul da Índia), Dashain (Nepal) ou Dussehra (Norte da India) - essas palavras literalmente significam "o Décimo Vitorioso" (Dia), Vijaya significa "de-vitória". Em Caxemira, ela é adorada como shaarika (o principal templo está em Hari Parbat em Srinagar).O período efetivo do culto, no entanto pode ser os nove dias que precedem, seguido do último dia chamado Vijayadashami no Norte da Índia ou cinco dias em Bengala, (a partir do sexto ao décimo dia da quinzena lunar). Os nove aspectos de Durga são conhecidos como Navadurga são meditados, um a um, durante os nove dias de festa por seus devotos shakti.No norte da Índia, este décimo dia, significa a vitória de Rama na sua luta contra o demônio Ravana, e é celebrado como Dussehra - gigantescas efígies de palha de Ravana são queimados em espaços abertos (por exemplo, os campos de Ram Lila em Delhi), assistidos por milhares de famílias e crianças pequenas.Em Gujarat é comemorado como o último dia de Navaratri, durante o qual a dança Garba é realizada para comemorar a vigorosa vitória de Durga Mahishasura-mardini.
A Deusa Durga é adorada na sua forma pacífica como MahaGauri, A Senhora Justa. Shree Shantadurga também conhecido como santeri, é o patrono da Deusa Goa. Ela é adorada por todos hindus Goan independentemente da casta e até mesmo por alguns cristãos em Goa. A deusa Durga é cultuada em muitos templos de Dakshina Kannada distrito de Karnataka. Outro texto importante sobre Durga é o poema Mahishasura Mardini Stotram(Oração à Deusa que matou Mahishasura) escrito por Sri Sri Sri Shankara Bhagavatpadacharya
Fonte: Wikipédia.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Durga )

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Verdades


Apesar de ter um grande fascínio pela Índia, a verdade não pode ser escondida nem maquiada, a Índia é um país extremamente pobre para você ter uma idéia o nosso real vale 26 X mais, por exemplo um real equivale a 26 rupias. Sem dúvida é um país que desperta curiosidade, porém a realidade da Índia é bem diferente da retratada nos filmes ou somente na teoria, infelizmente a verdade é que a Índia é um país muito atrasado no sentido de saneamento, higiene, organização etc. Eu simplesmente adoro ler um blog http://indiagestao.blogspot.com sempre aprendo mais sobre a verdadeira Índia, sem dúvida é uma país que respeito e quero muito conhecer um dia, mas há problemas que não podem ser escondidos, não podemos criar uma Utopia sobre a Índia.  A Índia não é o paraíso que muitos acreditam, ainda continuo com um enorme interesse pela Índia, mas não me iludo sobre a triste realidade desse país.

Khelein Hum Jee Jaan Sey


Hum Khelein Jee Jaan Sey ( Hindi : खेलें हम जी जान से) É baseado no livro Do And Die por Manini Chatterjee, com base no Uprising Chittagong de 1930, é sobre um professor Surjya Sen aka Masterda ( Abhishek Bachchan ), que é um conhecido líder revolucionário do republicano Exército indiano Chittagong, que tinha um talento instintivo para Swaraj e Independência. O filme abre com 16 adolescentes jogando futebol em um campo aberto, quando o comboio do Exército intensifica e os ordena a evacuação do campo para a criação de uma base lá. Surjya Sen é um professor que leciona na escola da aldeia e é um ativista pela liberdade da Índia e tem ligações com muitos outros revolucionários famosos que adorá-lo como seu líder.




domingo, 17 de julho de 2011

Hum Aapke Hain Koun

 ! Hum Hain Kaun Aapke ... ( Hindi : हम आपके हैं कौन, tradução : Quem sou eu para Você ...!?) é um 1994 Hindi filme dirigido por Sooraj Barjatya , e produzido por rajshri Productions . A história foi adaptada do filme Nadiya Ke Paar (1982) também fez por rajshri Productions. Conta a história de dois amantes, Prem ( Salman Khan ) e Nisha ( Madhuri Dixit ), que são muito divertidos amorosos, alegre e cheios de malícia, mas sem vulgaridade. É um clássico do cinema indiano 

Kisna

 Kisna: O poeta é um guerreiro Hindi filme que foi lançado em 2005 , estrelado por Vivek Oberoi (que interpreta o papel-título), Antonia Bernath e Isha Sharvani . O filme musical está definido na Índia britânica da década de 1940 tumultuada quando nacionalistas indianos lutam pela independência do país .
 Kisna ( Vivek Oberoi ) faz amizade com uma garota britânica chamada Katherine (Bernath), e depois protege-la de uma multidão enfurecida de nacionalistas, incluindo próprio tio Kisna e irmão. Katherine é a jovem filha de um colecionador britânico cruel. Kisna toma para si a tarefa de escolta Katherine para a segurança do Alto Comissariado Britânico em Nova Delhi, que providenciará para que ela bordo de um navio de casa. Uma atração do concurso desenvolve-se entre Kisna e Katherine durante a viagem. Lakshmi (Sharvani), noiva indiana Kisna é, constitui o terceiro ponto em um triângulo emocional que envolve o par indo-britânico romântico.